segunda-feira, 24 de outubro de 2016

AULA PRÁTICA DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES/ 2016

Foi apresentada a empresa - Concretar Concreto Usinado Ltda - localizada na Rod. BR-101, KM 465, BAIRRO ARRAIAL – PASSO DE TORRES/SC aos alunos do Curso Técnico em Edificações, no dia 10/09/16, em uma das aulas práticas, acompanhados pela Coordenadora do Curso, Professora Patrícia Hendler e pelo Professor Leandro Machado. O palestrante, Jovane de Oliveira,         aluno de curso que trabalha na empresa, mostrou a forma da industrialização do concreto usinado, informando os tipos de agregados utilizados para a mistura e todo o processo de carregamento.
            Além disso, foi visualizada a forma funcional pelo sistema automatizado da empresa, sistema de monitoramento por rastreamento dos caminhões e apresentada a dosagem dos caminhões após o carregamento.  Mostrou-se as características do concreto usinado (cuidados, aplicação, bombeado, convencional, descarga), o sistema de decantação para reaproveitamento de água após lavagem das betoneiras e o sistema de irrigação nos agregados. 

            Os alunos do Curso de Edificações, também puderam observar que a água utilizada da decantação serve para o reaproveitamento, os tipos de aditivos utilizados na mistura de concreto e argamassa estabilizada.  Vislumbrou-se, ainda, o laboratório da empresa que serve para acompanhamento técnico, os ensaios de compressão de corpo de prova e o seu armazenamento a uma imersão de 7 e 28 dias, conforme normas técnicas, ensaio de slumptest e ensaio de flowtable para argamassa.