quarta-feira, 6 de março de 2013

INICIA ANO LETIVO 2013


Neste ano de 2013, muitas mudanças curriculares, reformas e novos projetos permearam o início das aulas, com o firme propósito da produção de um novo cenário educativo. Professores, coordenações e direção se empenharam em aperfeiçoar os saberes pedagógicos para receber e proporcionar aos alunos um ensino baseado na necessidade de articulação entre o teórico e prático de forma contextualizada e significativa.
A questão foi definir o que ensinar na sociedade do conhecimento, elencando as aprendizagens imprescindíveis, das quais ninguém deve ser excluído. O tema principal da formação dos professores foi com referência à pedagogia e prática de projetos visando a maior integração das disciplinas que favorecem as aprendizagens escolares dando a elas um sentido de aplicação e orientando o ensino para aquilo que se considere básico e necessário para a vida em sociedade.
Assim, diante deste novo cenário, um conjunto de ações foram elencadas, como a necessidade de revisão das políticas de avaliação, de reconfiguração dos tempos e espaços escolares, de revalorização do trabalho docente e da formação continuada de professores, buscando dar respostas aos anseios de nossos alunos que ainda depositam na escola a esperança de um ensino de qualidade na busca por uma vida melhor de ser vivida.