quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Promovendo o Incentivo e o Resgate Cultural/outubro de 2012


A Escola Marcílio Dias, numa perspectiva instigante e significativa tem promovido Projetos Pedagógicos interdisciplinares que conduzem o aluno à ação dialética e reflexiva. Um destes projetos faz referência a saídas de campo onde os alunos sob a orientação do professor responsável contextualizam e interagem com conhecimentos e saberes necessários à vida cidadã.
            Um destes projetos especiais nos conduziu ao vizinho município de Morro Azul, resgatando os significados culturais dos imigrantes italianos na formação da perspectiva de vida de um povo.
            A visitação à Casa da Cultura nos trouxe as lembranças e reativaram memórias circunstanciais sobre os saberes históricos e geográficos de um período da colonização brasileira, destacando a importância dos imigrantes para a formação eclética de uma cultura nacional, na grande diversidade deste imenso país.
            A fabricação da cachaça artesanal propiciou a integração dos conteúdos de química de forma a fundamentar conceitos e aprendizagens de forma prática e significante.
            O alambique, o melado, a cana, a cachaça e as pessoas que fazem parte deste ideário, se fundiram aos conhecimentos teóricos e passam a se tornar familiares e práticos. Para os jovens adolescentes, os alunos da turma 213 D esta  foi uma aprendizagem que ficará marcada através dos tempos.
            O café colonial rural comprovou que a união das famílias pode transformar em algo lucrativo ao mesmo tempo temático e enriquecedor. Os quitutes de origem italiana fizeram a festa de todos e a alegria do encontro. A troca de experiências foi algo inesquecível e enriquecedor.