Neste ano de 2013, muitas mudanças curriculares, reformas e novos
projetos permearam o início das aulas, com o firme propósito da produção de um
novo cenário educativo. Professores, coordenações e direção se empenharam em
aperfeiçoar os saberes pedagógicos para receber e proporcionar aos alunos um
ensino baseado na necessidade de articulação entre o teórico e prático de forma
contextualizada e significativa.
A questão foi definir o que ensinar na sociedade do conhecimento,
elencando as aprendizagens imprescindíveis, das quais ninguém deve ser
excluído. O tema principal da formação dos professores foi com referência à
pedagogia e prática de projetos visando a maior integração das disciplinas que
favorecem as aprendizagens escolares dando a elas um sentido de aplicação e
orientando o ensino para aquilo que se considere básico e necessário para a
vida em sociedade.
Assim, diante deste novo cenário, um conjunto de ações foram elencadas, como a necessidade de revisão das políticas de avaliação, de reconfiguração dos tempos e espaços escolares, de revalorização do trabalho docente e da formação continuada de professores, buscando dar respostas aos anseios de nossos alunos que ainda depositam na escola a esperança de um ensino de qualidade na busca por uma vida melhor de ser vivida.