A Escola Marcílio Dias, numa
perspectiva instigante e significativa tem promovido Projetos Pedagógicos
interdisciplinares que conduzem o aluno à ação dialética e reflexiva. Um destes
projetos faz referência a saídas de campo onde os alunos sob a orientação do
professor responsável contextualizam e interagem com conhecimentos e saberes
necessários à vida cidadã.
Um destes projetos especiais nos conduziu ao vizinho município
de Morro Azul, resgatando os significados culturais dos imigrantes italianos na
formação da perspectiva de vida de um povo.
A visitação à Casa da Cultura nos trouxe as lembranças e
reativaram memórias circunstanciais sobre os saberes históricos e geográficos
de um período da colonização brasileira, destacando a importância dos
imigrantes para a formação eclética de uma cultura nacional, na grande
diversidade deste imenso país.
A fabricação da cachaça artesanal propiciou a integração
dos conteúdos de química de forma a fundamentar conceitos e aprendizagens de
forma prática e significante.
O alambique, o melado, a cana, a cachaça e as pessoas que
fazem parte deste ideário, se fundiram aos conhecimentos teóricos e passam a se
tornar familiares e práticos. Para os jovens adolescentes, os alunos da turma
213 D esta foi uma aprendizagem que
ficará marcada através dos tempos.
O café colonial rural comprovou que a união das famílias
pode transformar em algo lucrativo ao mesmo tempo temático e enriquecedor. Os
quitutes de origem italiana fizeram a festa de todos e a alegria do encontro. A
troca de experiências foi algo inesquecível e enriquecedor.