A cada período, a educação formal passa por diversas modificações e grandes evoluções acompanhando os sinais do tempo. Assim também a Escola Marcílio Dias, tem passado por transformações ao longo de seus 90 anos de existência fortalecendo conhecimentos e formando cidadãos capazes de transformar e fazer o diferencial em suas vivências sociais e comunitárias.
As práticas de campo promovem as relações entre as ciências distintas, proporcionando uma abordagem crítica das paisagens observadas, construindo saberes e aprimorando o reconhecimento no seu cotidiano, dos processos que constituem o mundo da atualidade.
Nesta perspectiva, no dia 05 de junho de 2012, os alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio, coordenados pelas professoras: Jaqueline Lumertz Francisco, Gelsi Wohlmuth e Professor Paulo R. Eggler realizaram um passeio cultural à UNISUL e à Usina Termoelétrica de Tubarão com o objetivo de contextualizar os aspectos teóricos referentes às áreas do conhecimento através da visitação e da experimentação social e cultural de forma a compartilhar o saber, desenvolvendo habilidades de aprender com suas experiências e ações. Após a visitação, os alunos produzirão um banner informativo para partilhar os conhecimentos adquiridos.
A saída cultural para Porto Alegre, dia 20 de maio de 2012, com os alunos dos 2ºs anos do Ensino Médio, no Museu de Astronomia, na UFRGS, teve como foco de estudo o observatório astronômico da UFRGS no sentido de observação in loco da Lua, dos planetas visíveis à época, estrelas aglomeradas e constelações, cometas e chuvas de meteoros, que sem dúvida, enriqueceu os conhecimentos teóricos relativos ao tema em estudo.
A visitação pelo Lago do Guaíba, ofereceu oportunidades de vislumbrar aspectos naturais envolvendo o trato com o meio ambiente e a importância da vida do rio para a população do entorno, conhecendo as principais ilhas do Delta do Jacuí, a cidade de um ângulo diferente e contemplando o pôr do sol às margens do lago.
Para esta saída foram professores coordenadores: Gelsi Wohlmuth, de Física, Paulo Roberto Eggler, de Geografia, Evandro Augusto Feistel, de Educação Física e Maria Zelma Rosa Fernandes, de Geografia e Filosofia justificando assim, a importância da interdisciplinaridade.