quinta-feira, 24 de maio de 2012
quarta-feira, 23 de maio de 2012
ONZE PASSOS PARA PAIS INCENTIVAREM SEUS FILHOS A LER
1. A faixa etária adequada para o contato inicial com livros se dá entre os dois e os cinco anos.
2. É importante que o professor indique o livro correspondente à idade e à capacidade de concentração da criança ou que os pais avaliem a adequação desse material.
3. A leitura deve transcorrer em um ambiente calmo, sem interferências ou ruídos (rádio, televisão, etc.). O adulto deve assumir o papel do narrador da história, familiarizando assim o pequeno “leitor” com o autor que apresenta a narrativa.
4. É fundamental que o adulto que está apresentando o livro à criança faça comentários sobre a aparência do volume, sobre as figuras, o formato, talvez até contando algum fato da vida do autor. Enfim, é decisivo mostrar à criança interesse em folhear o livro, demonstrando que ali, naquelas páginas, muita coisa se pode descobrir e se quer descobrir. E na hora de ler, faça-o dramatizando, com emoção escancarada. Tudo para que jamais o ato da leitura pareça algo chato ou desinteressante.
5. Se a criança quiser tomar o livro de suas mãos e folheá-lo devagar, de qualquer jeito, “erradamente”, nenhum problema. Deixe. Não se deve ter pressa, e esse processo de convivência com o livro, no início, vai ser assim mesmo.
6. Cada ilustração e cada palavra devem ser mostradas. Uma dúvida, uma hesitação? Pare, explique, volte atrás. É decisivo não perder o fio da meada. Compreender direitinho a história para poder gostar dela.
7. A criatividade da criança deve ser encorajada. Antes de cada cena seria interessante perguntar o que ela acha que vai acontecer.
8. O ato da leitura – nessa fase inicial – deve ser em conjunto. É uma ótima oportunidade para pais e filhos se sentirem juntos, unidos. Manifestando carinho, calor, o adulto envolve afetivamente a criança e a faz lembrar desse momento – a leitura – como um instante prazeroso.
9. Se a criança reagir negativamente ou quiser terminar o livro, é importante deixar que isso aconteça. O livro não pode ser uma obrigação, uma sentença, um castigo.
10. Terminado o livro, deve-se conversar com a criança sobre a história lida. Pede-se que a criança conte. Pode-se ir escrevendo a história agora contada pela criança, observando o nexo entre as partes, a correta ligação entre as diversas cenas do enredo. Com isso a criança vai aprendendo que o pensamento tem uma estrutura com começo, meio e fim.
11. Não é raro a criança solicitar que se leia mais de uma vez a mesma história. Satisfaça-a, sem maiores preocupações quanto ao retorno repetidas vezes ao mesmo livro. Isso serve para fixar uma identificação com determinada trama, determinado estilo, determinado assunto. Não esquecer, entretanto, de oferecer livros bem diferentes, comparando-os,indicando assim a diversidade de opções de leitura.
Paulo Bentancur
Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias Breve histórico
Com o decreto nº 2.958, de 31 de março de 1922 foi criado o
Grupo Escolar da Vila de Torres, que foi inaugurado em 2 de setembro de 1922.
É
interessante saber que o primeiro prédio em que funcionou a escola
localizava-se na casa do Padre Lamônaco, que existia na subida da rua Joaquim
Porto, mais ou menos em frente ao Farol Hotel.
Seu primeiro
diretor foi Carlos Alexandre Schilling, que por razões desconhecidas,
permaneceu poucos dias, assumindo então, até 1926, Fúlvia Bertolacci, que foi
precedida por uma substituta chamada Maria da Glória Gagero Ramos.
Em 1940, com
o decreto nº 91, de julho, a escola passou a se chamar Grupo Escolar Marcílio
Dias. Foi inaugurado o prédio no alto do
Morro do Farol com a presença do secretário de educação da época Dr. J.P. dos
Santos que deu o nome do bravo marinheiro Marcílio Dias como patrono deste
estabelecimento de Ensino.
Com o tempo,
1976, a escola evoluiu e conseguiu autorização para o funcionamento de novas séries
de ensino de 1º grau.
Em 27 de
dezembro de 1979, através do decreto 29.433, cria-se o 2º grau. Em 1980 foi
autorizado pela secretaria de educação o funcionamento do mesmo, juntamente com
os cursos de Habilitação de Auxiliar de Escritório Técnico Em Edificações.
Comemoramos
a data da morte do nosso mártir Marcílio Dias, em 11/06/65. Ele destacou-se por
sua coragem e determinação na Batalha do Riachuelo. Apesar de sua bravura, ele
tomba e não chega a tomar consciência da vitória brasileira contra o Paraguai.
Deixa assim, para a história, o exemplo de herói negro que defendeu a pária até
a morte, vivendo assim o seu momento de glória.
A direção
deste estabelecimento de ensino é da Professora Neide Martins de Moura, que
conta com a colaboração das vice-diretoras Margarete Lopes Larrosa, Rosmeri Kunkel
e Ilca Amaral Pinto.
A escola
conta com 1200 alunos matriculados nos cursos que a escola oferece: Educação Infantil, Ensino Fundamental ,Ensino
Médio, Normal Médio e Técnico em Edificações.
Bem-vindos ao Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias!
Nossa escola é um local agradável, onde crianças, jovens e adultos sentem a segurança, motivação e apoio necessários para florescerem e conquistarem um lugar na esfera social. Na mesma linha de raciocínio, o desenvolvimento psicossocial dos alunos é muito importante. A conciliação do desenvolvimento de competências psicossociais e acadêmicas resultam num futuro de sucesso. Por conseguinte, na nossa escola a prioridade é o bem-estar e o desenvolvimento das crianças e jovens. Nossas instalações oferecem equipamentos pedagógicos modernos e esportivos de várias modalidades. Queremos incentivar nossos alunos a atingirem todo o seu potencial. Na escola, pretendemos que eles tenham conhecimentos e diversão em quantidades adequadas, pois ambos são importantes. O nosso modelo de educação engloba as várias áreas do desenvolvimento infantil e juvenil. Os nossos alunos podem escolher o Ensino Médio de acordo com a vocação e preferência. Caso não tenham ainda definido uma área de estudos a seguir, nossa equipe pedagógica intervém no sentido de orientá-los nas opções que a escola oferece. A nossa equipe multidisciplinar comporta profissionais experientes, especializados nas suas áreas de competência e que têm o bem-estar e desenvolvimento de seus filhos como prioridades. Estamos ao dispor dos pais para responder às suas preocupações e às necessidades dos seus filhos. Venham nos visitar. Travessa Armando Torres,40, Torres-RS
Assinar:
Postagens (Atom)