segunda-feira, 24 de outubro de 2016

JÚRI SIMULADO/2016

Um dos objetivos do Curso de Ensino Médio Politécnico é promover a ampliação da produção oral e escrita dos alunos. A argumentação é primordial para a preparação dos futuros profissionais nas mais variadas áreas. Os alunos são estimulados ao discurso eclético durante os anos da Educação Básica. É mister que eles se sintam instigados a práticas diversas.
            Com esse intuito, nas aulas da disciplina Seminário Integrado, da Professora Rosmeri Kunkel, foram oportunizados diversos momentos de preparações orais, seguindo rituais de júris populares da área do Direito, através de casos simulados por alunos do 3ºs anos do Ensino Médio. Além disso, também foram realizados júris simulados de dois homicídios do livro "Era uma vez em Dezembro", do autor Pedro Stiehl, do Projeto Autor na Sala de Aula, neste ano, em sua 34ª edição.

AULA PRÁTICA DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES/ 2016

Foi apresentada a empresa - Concretar Concreto Usinado Ltda - localizada na Rod. BR-101, KM 465, BAIRRO ARRAIAL – PASSO DE TORRES/SC aos alunos do Curso Técnico em Edificações, no dia 10/09/16, em uma das aulas práticas, acompanhados pela Coordenadora do Curso, Professora Patrícia Hendler e pelo Professor Leandro Machado. O palestrante, Jovane de Oliveira,         aluno de curso que trabalha na empresa, mostrou a forma da industrialização do concreto usinado, informando os tipos de agregados utilizados para a mistura e todo o processo de carregamento.
            Além disso, foi visualizada a forma funcional pelo sistema automatizado da empresa, sistema de monitoramento por rastreamento dos caminhões e apresentada a dosagem dos caminhões após o carregamento.  Mostrou-se as características do concreto usinado (cuidados, aplicação, bombeado, convencional, descarga), o sistema de decantação para reaproveitamento de água após lavagem das betoneiras e o sistema de irrigação nos agregados. 

            Os alunos do Curso de Edificações, também puderam observar que a água utilizada da decantação serve para o reaproveitamento, os tipos de aditivos utilizados na mistura de concreto e argamassa estabilizada.  Vislumbrou-se, ainda, o laboratório da empresa que serve para acompanhamento técnico, os ensaios de compressão de corpo de prova e o seu armazenamento a uma imersão de 7 e 28 dias, conforme normas técnicas, ensaio de slumptest e ensaio de flowtable para argamassa.